Gelatina

Disponível também somente no natural.

Ela pode ser encontrada em produtos de confeitaria, sobremesas, produtos lácteos, pratos salgados, cápsulas moles e duras, comprimidos, cosméticos, alimentos e bebidas desportivas e nutricionais, suplementos dietéticos, aplicações fotográficas, microcápsulas e muitas outras aplicações.

A gelatina é uma proteína purificada derivada da hidrólise seletiva do colágeno. O colágeno forma o maior componente orgânico dos ossos e peles de mamíferos. A gelatina está longe de ser um novo ingrediente. A primeiro patente inglesa para a produção de gelatina foi publicada na Inglaterra em 1754. Atualmente, a gelatina está classificada como um ingrediente alimentício(não tem número E na Europa) e é um dos ingredientes alimentícios mais versáteis para a elaboração de alimentos comerciais. A gelatina também está livre de aditivos e conservantes.

Exclusivamente multifuncional.: A gelatina tem várias propriedades que a tornam, ideal para muitas aplicações. Este gel(solúvel e reversível), estabiliza, aera, forma filmes, retém água e é compatível com outros hidrocolóides. Suas propriedades de formação de filme, são particularmente usadas para produção de cápsulas duras e moles, assim como em aplicações fotográficas.

Um produto 100% natural e seguro.: A gelatina tem sido utilizada desde os tempos dos egípcios. É extraída com água quente, sem o envolvimento de reações químicas e é elaborada a partir de colágeno, uma proteína 100% natural, produzia somente a partir de matérias primas aprovadas para consumo humano. A gelatina é uma proteína não alergênica(ao contrário da maioria das outras proteínas como a soja, o ovo ou o leite). A OMS considera a gelatina como um ingrediente seguro.

Um produto saudável livre de gordura, colesterol e carboidratos. A gelatina tem um impacto positivo na osteoartrite assim como na osteoporose. Também melhora a beleza exterior ajudando a manter o cabelo, a pele e as unhas saudáveis. Pode ser utilizada como suplemento de proteína incorporada em alimentos dietéticos, e tem um impacto positivo sobre o metabolismo energético das células musculares, sendo por esta razão utilizada em bebidas desportivas e barras energéticas.
A gelatina não contém gordura, colesterol ou carboidratos.

Consumo

Ao contrário de outros hidrocolóides, a gelatina é facilmente solubilizada. Na maioria das aplicações seu desempenho é pouco afetado pelo pH, por cátions ou pela presença de matéria seca no produto. Cria um fel 100% reversível que é compatível com a maioria dos outros hidrocolóides.

Melhora a qualidade geral dos produtos acabados.
A gelatina é única na forma como o gel derrete completamente na boca. Por este motivo, há uma total liberação de sabor; não é aderente nem pegajosa, o que lhe confere textura e sensação insuperáveis. Também é um excelente ligante de água, o que ajuda a aumentar a vida útil dos produtos acabados.

Propriedades físico-químicas e nutricionais
A propriedade mais conhecida da gelatina é sua capacidade para formar um gel. A força do gel é medida de acordo com normas e metodologia internacionais e se expressa como Bloom ou força de gel.

Propriedades

Formação de gel
Ligação
Espessamento
Elasticidade
Formação de espuma/aeração
Absorção de água
Formação de película
Emulsificante